top of page

REFERÊNCIAS POÉTICAS

ESCUTO HISTÓRIAS DE AMOR - ANA TEIXEIRA   

Escuto histórias de amor é o nome da ação urbana realizada pela artista Ana Teixeira, entre os anos de 2005 a 2013, em diferentes países como Alemanha, Itália, Espanha, França, Chile, Canadá, Brasil, Portugal e Dinamarca (CASTRO, 2015, p. 172 ). Ao ocupar as ruas das cidades, Teixeira cria, a partir de elementos simples do cotidiano, um ambiente intimista, local onde o passante pode se sentar e sentir-se confortável para contar um pouco de suas histórias. O grande propósito de seu trabalho está na relação que estabelece com o outro, que permanece sentado à sua frente; em causar um “curto-circuito” no espaço urbano (TEIXEIRA,2013).

CONVERSO SOBRE QUALQUER ASSUNTO - ELEONORA FABIÃO

Converso sobre qualquer assunto é um dos trabalhos que compõe a série Ações Cariocas. Neste projeto, a artista permanece sentada em uma cadeira com uma placa escrita “Converso sobre qualquer assunto” que fica erguida, até que alguém se prontifique a se sentar para uma conversa. O indivíduo senta-se na cadeira, e conversa sobre qualquer assunto, dos mais variáveis; assuntos muitas vezes “inúteis”. A ação foi realizada em diferentes locais, como Bogotá, Berlim, Rio de Janeiro, Santo André, São José do Rio Preto, Fortaleza (FABIÃO, 2016). Viajar para locais diferentes e realizar a ação traz experiências distintas; nenhum local é igual a outro, assim como também nenhuma pessoa é igual à outra. É a heterogeneidade que faz com que as ações nunca aconteçam da mesma forma. O tempo da conversa também é variável, se estende e se alonga em contraponto com à correria do dia-a-dia que acelera a velocidade do tempo, encurtando-o. O tempo é prolongado no simples ato de conversar.

CORREIO DE ABRAÇOS BRASIL/NEPAL - TANIA ALICE

Correio de abraços Brasil/Nepal, desenvolvido pela artista Tania Alice, é um trabalho que consiste em enviar abraços do Brasil a Nepal e vice-versa, que teve início durante o mês de junho de 2015, no Rio de Janeiro, e continua em desenvolvimento. Para tal realização, a artista divulgou, nas redes sociais, o local e o horário do encontro onde ela iria coletar os abraços que seriam levados ao Oriente. Durante a ação, a performer propôs três diferentes durações de abraços que poderiam ser escolhidos pelo participante: havia abraços de 5, 10 e 15 minutos. O tempo escolhido era o tempo que corresponderia à duração do abraço entre a artista e o público. Em seguida, a artista pedia a pessoa com que estava se relacionando, naquele momento, que imaginasse características de um indivíduo qualquer. Tal gesto seria enviado por Alice, ao Nepal, a alguém que seguisse essas mesmas características imaginadas (SILVA, 2016, p.140). A escolha do Nepal, para este projeto, apresenta um viés político e social. Trata-se de um trabalho que faz parte do projeto Performers sem Fronteiras, quereúne artistas para a realização de ações em locais vulneráveis.

bottom of page